sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto (Turismo na Sala de Aula

Projeto: TURISMO NA SALA DE AULA
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental I (4ª série).
Mídias a serem utilizadas: jornal impresso e on-line, revistas.
Objetivos:
- Explorar as cinco regiões do Brasil, através de fotos e textos, bem como pontos turísticos de cada região.
- Desenvolver o domínio de ferramentas (editor de textos, navegação na internet, manuseio de figuras).
- Despertar a curiosidade dos alunos, através de várias fontes de pesquisa.
-Socializar informações pesquisadas e coletadas.
- Estimular os alunos a trabalhar em grupo.
Justificativa: A linguagem do jornal é rica e variada. O jornal, impresso ou na versão online, usa linguagens específicas para transmitir a informação: o texto escrito, a imagem e a disposição das informações na página e nas seções (diagramação, lugar e espaço ocupado pela notícia, caracteres tipográficos usados, cores, outros). Os jornais apresentam inúmeras possibilidades de uso didático e colocam o aluno em contato com a linguagem informativa, aproximando-o de fatos cotidianos. O jornal utilizado em sala de aula é um instrumento pedagógico auxiliar no desenvolvimento das habilidades e competências referentes a cada componente curricular e também de forma interdisciplinar, visando a ampliar a (in) formação do aluno em todas as áreas do conhecimento.
“Um dos melhores caminhos para iniciar uma viagem até a informação e ao conhecimento é o jornal. Isto porque o jornal fala do presente, daquilo que as pessoas vivem. Embora cada um de nós tenha passado e futuro, a gente só vive o presente; todos os seres humanos sempre vivem na idade contemporânea ainda que estudemos a história dividida em fases”. ( CORTELLA,2002)
Metodologia:
- Formar cinco grupos com os alunos da classe. Cada grupo escolherá uma região para pesquisar.Serão utilizadas duas aulas semanais de História e Geografia.A pesquisa será feita em sala de aula,com recortes de jornais impressos e revistas sobre o tema ; na sala de informática os alunos utilizarão também o jornal on-line.Estarão envolvidas nesse trabalho, também as disciplinas de Português e Arte.
- Após concluída a pesquisa, cada grupo editará uma “matéria” sobre a região escolhida, culminando com a confecção de um”Jornal das Regiões”. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, que será exposto na “Feira Cultural”, com acesso a toda comunidade escolar.
Atores:Professores e alunos.
Metas:construir um jornal envolvendo o planejamento de várias etapas por parte dos alunos, muitas decisões e buscas de materiais.
Período de realização: 3º bimestre (agosto/setembro).
Critérios de Avaliação: A avaliação será contínua e feita por meio da observação da participação no projeto, bem como através de registros constando a melhoria alcançada pelos alunos quanto, leitura e escrita, desenvolvimento da criatividade e nas relações interpessoais. O produto final será avaliado e computado à nota do bimestre.
Referências da pesquisa:
-FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula.6ª ed São Paulo: Contexto, 1996.
- http://www.mundojovem.pucrs.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php

Plano de Aula (Tema - Festa Junina)

Plano de Aula
Escola Municipal “José Lúcio de Sampaio.”
Data: 04 de Maio de 2012.
Disciplina: Geografia, História e Informática.
Interdisciplinaridade: Pluralidade cultural
Professores: Angina Maria, Magna Maria, Bernadete Aparecida, Eliene Mendonça.
Conteúdo: Festa Junina
Objetivos:
  •  Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas;  .
  •  Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas,     danças, enfeites, comidas típicas, lendas);
  •  Representar essa festividade por meio da arte visual.
Desenvolvimento:
  • Saber  o que é uma festa
  • Diferenciar algumas festas da cultura brasileira
  • Estabelecer semelhanças e diferenças entre as festas da nossa cultura.
1- Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho e da escrita o que tem nessa festa (músicas, danças, enfeites, comidas, lendas). 
2- Usar sala de informática para pesquisa:
3- Apresentação de vídeos que retratem diferentes quadrilhas no Brasil. 
O/a professor/a e seus alunos poderão apreciar os vídeos e depois conversarem sobre o que perceberam e acharam interessantes, destacando as roupas, músicas e coreografia da festividade junina.
 O enriquecimento com vídeos de quadrilhas tradicionais:
Vídeos das quadrilhas estilizadas:
  • Qual quadrilha vocês gostaram mais? Por quê?
  • Quais vocês já dançaram?
  • Qual a diferença entre elas?
  • Como é o figurino da quadrilha tradicional?
  • Como é o figurino da quadrilha estilizada?
4- Criação e produção de uma obra de arte que retrate a festa junina.
OBS: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da escola.