sexta-feira, 15 de junho de 2012

Relatório: Como Trabalhar com as Midias na Educação

Inserir na prática pedagógica o trabalho utilizando as mídias digitas é de fundamental importância, è algo novo na sala e aula. Quando fazemos um vídeo, por exemplo, criamos situações novas para o aluno, os alunos tornam-se membros ativos, envolvidos, alunos responsáveis pelo seu conhecimento.
As mídias digitais na escola é algo que inova as aulas, tornando-as mais interessantes, proporcionando um aprendizado complementar.
  

Projeto Meio Ambiente


PROJETO

Escola: Municipal “José Lúcio de Sampaio”
Ano Escolar: 2º Ano do Ciclo da Alfabetização
Responsáveis: Bernadete Aparecida Leal Oliveira
                         Margarete Mariano de Oliveira Souza
Período: 04 a 15 de junho de 2012.
Disciplinas: Interdisciplinar

Tema: Preservando o  Meio Ambiente

Justificativa:
O nosso projeto sobre o Meio Ambiente tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social fundamenta na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos dele, não poluir e criar formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhorá-la e transformá-la.

  • Despertar a conscientização sobre o respeito ao Meio Ambiente bem como a importância da sua preservação
Objetivo Especifico:
  • Discutir e criar formas alternativas de ação e cuidado que possa melhorar  o meio ambiente.
Desenvolvimento:
Conversa com as crianças sobre o assunto.
Texto Informativo;                    
Textos – Leitura, Interpretação;
Quebra-Cabeça;
Recorte e colagem;
Pintura;
Músicas;
Pesquisas;
Vídeos;
Caça palavras.

Recursos:
Computador;
Atividades impressas;
Aparelho de som

Culminância:
Realização de uma “Peça Teatral” sobre o meio ambiente.

Avaliação:
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento das atividades proposta neste projeto, por meio do observada do desempenho, a participação dos alunos, bem como o seu interesse.


Referencias: