sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto (Turismo na Sala de Aula

Projeto: TURISMO NA SALA DE AULA
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental I (4ª série).
Mídias a serem utilizadas: jornal impresso e on-line, revistas.
Objetivos:
- Explorar as cinco regiões do Brasil, através de fotos e textos, bem como pontos turísticos de cada região.
- Desenvolver o domínio de ferramentas (editor de textos, navegação na internet, manuseio de figuras).
- Despertar a curiosidade dos alunos, através de várias fontes de pesquisa.
-Socializar informações pesquisadas e coletadas.
- Estimular os alunos a trabalhar em grupo.
Justificativa: A linguagem do jornal é rica e variada. O jornal, impresso ou na versão online, usa linguagens específicas para transmitir a informação: o texto escrito, a imagem e a disposição das informações na página e nas seções (diagramação, lugar e espaço ocupado pela notícia, caracteres tipográficos usados, cores, outros). Os jornais apresentam inúmeras possibilidades de uso didático e colocam o aluno em contato com a linguagem informativa, aproximando-o de fatos cotidianos. O jornal utilizado em sala de aula é um instrumento pedagógico auxiliar no desenvolvimento das habilidades e competências referentes a cada componente curricular e também de forma interdisciplinar, visando a ampliar a (in) formação do aluno em todas as áreas do conhecimento.
“Um dos melhores caminhos para iniciar uma viagem até a informação e ao conhecimento é o jornal. Isto porque o jornal fala do presente, daquilo que as pessoas vivem. Embora cada um de nós tenha passado e futuro, a gente só vive o presente; todos os seres humanos sempre vivem na idade contemporânea ainda que estudemos a história dividida em fases”. ( CORTELLA,2002)
Metodologia:
- Formar cinco grupos com os alunos da classe. Cada grupo escolherá uma região para pesquisar.Serão utilizadas duas aulas semanais de História e Geografia.A pesquisa será feita em sala de aula,com recortes de jornais impressos e revistas sobre o tema ; na sala de informática os alunos utilizarão também o jornal on-line.Estarão envolvidas nesse trabalho, também as disciplinas de Português e Arte.
- Após concluída a pesquisa, cada grupo editará uma “matéria” sobre a região escolhida, culminando com a confecção de um”Jornal das Regiões”. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, que será exposto na “Feira Cultural”, com acesso a toda comunidade escolar.
Atores:Professores e alunos.
Metas:construir um jornal envolvendo o planejamento de várias etapas por parte dos alunos, muitas decisões e buscas de materiais.
Período de realização: 3º bimestre (agosto/setembro).
Critérios de Avaliação: A avaliação será contínua e feita por meio da observação da participação no projeto, bem como através de registros constando a melhoria alcançada pelos alunos quanto, leitura e escrita, desenvolvimento da criatividade e nas relações interpessoais. O produto final será avaliado e computado à nota do bimestre.
Referências da pesquisa:
-FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula.6ª ed São Paulo: Contexto, 1996.
- http://www.mundojovem.pucrs.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php

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